Realizadores


Novamente montamos acampamento para a 11a edição da Mostra Mundo Árabe de Cinema. Passada uma década, retornamos com o convite para uma caminhada nas trilhas da cinematografia dos países árabes. As rotas já não são as mesmas de quando começamos, tampouco os instrumentos de navegação.
 

Partimos, em nossa primeira edição, de um pequeno ciclo que reunia poucos filmes e importantes intelectuais brasileiros, no contexto da invasão dos Estados Unidos ao Iraque e da segunda Intifada palestina, com o objetivo de iniciar a apresentação da cinematografia árabe em São Paulo. Em nossa 10a edição, no ano passado, a Mostra foi realizada simultaneamente em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória, contando com mais de 100 exibições, 8 apresentações musicais, uma intervenção cênica e uma exposição fotográfica, além de inúmeros debates com convidados nacionais e internacionais.
 

Essa expansão é o reflexo da concepção com a qual, desde o início, o ICArabe pensou a Mostra: um espaço cultural aberto voltado para a sociedade brasileira, sensível tanto às representações artísticas de temas políticos candentes, assim como às mais delicadas narrativas dos dramas humanos universais. Com tal perspectiva, a Mostra Mundo Árabe foi revelando-se ano a ano como uma ação que ganha potência nos encontros, nas pontes e nos diálogos.
 

É gratificante vermos consolidado o projeto do Instituto da Cultura Árabe, convergindo com outras instituições nos esforços para permitir que as histórias contadas nos filmes ultrapassem as representações, ainda guiadas pelo senso comum e pelos estereótipos, que costumeiramente chegam à sociedade brasileira a respeito dos povos árabes.
 

Em 2016, a insistência no diálogo e na hospitalidade e a abertura ao Outro são princípios a serem preservados.Como instituição da sociedade civil brasileira, buscamos pesquisar, saborear, elaborar e transmitir traços culturais guiados por princípios humanistas, em um mundo com desafios cada vez maiores, seja nos países árabes, seja no Brasil.
 

 

A Mostra de 2016 consolida este projeto. Este ano, faremos novamente parte da agenda cultural de São Paulo, esperando contribuir com a produção de conhecimento acerca dos elementos culturais de sociedades que seguem se reinventando, com pessoas que (re)elaboram suas próprias narrativas para lidar, de forma autônoma, com um momento global que exige criatividade para imaginarmos horizontes utópicos de coexistência e respeito à dignidade humana. Em meio a belezas e atrocidades, os cineastas nos oferecem sua arte, como expressão de sobrevivência criadora, que nos encanta e nos atormenta.
 

Sejam bem-vindos à 11a Mostra Árabe de Cinema! Ahlan wa sahlan!
 

Instituto da Cultura Árabe


11º. Mostra Mundo Árabe

O Banco do Brasil apresenta a 11ª. edição da Mostra Mundo Árabe, em mais uma parceria com o Instituto de Cultura Árabe– ICArabe, que exibe um panorama da cinematografia árabe recente, propondo-se a debater a sociedade e os diferentes aspectos da vida cotidiana e da produção cultural nos diferentes países que compõem o chamado “mundo árabe”.
 

A mostra, além de trazer trabalhos de diversos países, formatos e gêneros, entre eles, ficção, documentário e animação, inclusive com títulos premiados em importantes festivais internacionais, conta com convidados especiais e a realização de mesas de debate com estudiosos do cinema árabe contemporâneo. 
 

Ao integrar-se mais uma vez à iniciativa, o Centro Cultural Banco do Brasil reafirma seu compromisso com a ampliação do acesso a cinematografias ainda pouco conhecidas dos brasileiros, assim como a difusão e a democratização do acesso a culturas diversas, estimulando o conhecimento, a reflexão e, sobretudo, a tolerância.
Centro Cultural Banco do Brasil


POÉTICAS DA ALTERIDADE

As novas espacialidades do universo contemporâneo, aliadas aos diversos acontecimentos ocorridos no contexto geopolítico, reforçam o retrato do mundo árabe como um lugar movido por relações dinâmicas e em constante mutação. Envoltos por conflitos de ordem política, econômica, social e religiosa – que deitam raízes no passado –, os países integrantes desse bloco regional possuem fisionomias, subjetividades e aspirações próprias, o que lhes confere grande complexidade e constantes ranhuras no entendimento de suas singularidades. Até as recentes mobilizações populares, que ocasionaram mudanças nos sistemas de representação, originaram-se a partir de demandas variadas e geraram efeitos distintos em cada região.
 

Longe de se caracterizarem como um bloco monolítico, essas nações revelam construções simbólicas peculiares, decorrentes da relação dos indivíduos com as histórias de seus territórios, com os lugares onde as experiências se cruzam e se encontram, com os fluxos e intercâmbios de identidades. Porém, o imaginário que as envolve ainda tende a dar ênfase ao modelo da violência, além de acentuar, de forma irrestrita, a voz uníssona de uma religião e a atmosfera de estranhamento entre o Ocidente e o Oriente.
 

Fomentando relações fecundas entre arte e sociedade, o cinema, acima da experiência estética, oferece-nos possibilidades de contato com outros universos, com outros olhares sobre a alteridade, delineando caminhos questionadores de certezas e verdades absolutas. Nessa perspectiva, a Mostra Mundo Árabe de Cinema, ao apresentar uma seleção de obras de diversos gêneros, temáticas e enfoques – que perpassam questões ligadas à cultura e às tradições, como também mazelas sociais, conflitos urbanos, deslocamentos humanos, embates familiares, dentre outras problemáticas da contemporaneidade –, lança novos aspectos no sentido de atenuar as incompreensões, diminuir as diferenças que se impõem na ordem do dia e eliminar situações de fanatismo e de intolerância.
 

O Sesc, em parceria com o Instituto de Cultura Árabe (ICArabe), reforça o seu compromisso em criar espaços de encontro e de reflexão acerca de distintas realidades sociopolíticas, estimulando a troca de informações críticas, estéticas e de repertórios cinematográficos de várias localidades e o público.
 

"Danilo Santos de Miranda - Diretor Regional do Sesc São Paulo"