Atividades Especiais

No ano de 2016, a Mostra Mundo Árabe de Cinema consolida um de seus principais objetivos que é criar pontes e diálogos entre cineastas árabes e brasileiros, a partir de temáticas que emergem dos próprios filmes, a fim de que esses espaços de encontros possam abrir novos olhares sobre a contemporaneidade. Teremos a honra de receber Luiz Bolognesi, Marcelo Masagão e Thiago Bradimarte Mendonça.
 

 “Cinema da Vela - Traços, sonhos e distopias” com a presence do cineaste Luiz Bolognesi
O cinema historicamente contribuiu para a forma como imaginamos cenários distópicos. Em um momento no qual a necessidade de criatividade política faz-se presente no mundo todo, acompanhamos novas produções, incluindo filmes de animação, que reviram a história em busca dos riscos de que novas catástrofes se repitam. Que diálogos podemos estabelecer com esses cineastas?
16.8, ter, 20h, CineSesc
 

 “O cinema e as sombras da História” com a presença de Mourad Boucif e Thiago Mendonça
Algo que aproxima a cinematografia árabe da cinematografia brasileira é um lugar de observação especifico, formado pelas narrativas daqueles que permaneceram nas sombras da história. Nos últimos anos, vários cineastas vêm redirecionando seus roteiros e suas câmeras para esses sujeitos, afirmando a centralidade de suas narrativas para a compreensão de nosso presente.
13.8, sáb, 19h30, CCBB-SP
 

Debate “Imagem, Tempo e Memória”  com a presença do cineasta Marcelo Masagão
Caso recusemos aceitar a ideia de origem como princípio ou começo e passemos a considerá-la como algo que pode irromper a qualquer instante, quais os elementos que norteiam o modo como organizamos as imagens? De que forma a abertura de outras relações com o tempo e com a memória pode auxiliar na busca de respostas para a contemporaneidade? A atividade contempla um bate-papo com o diretor Marcelo Masagão, a partir do filme “Recollection” de Kamal Aljafari.
17.8, qua, 21h10, CCSP
 

Bate-papo com o diretor Mourad Boucif e o ator Jawad El Boubsi, de "Homens de Argila" – 11/08, às 20h Al Janiah
 

Debate “Cinema, ruínas e territórios” com a presença do director Khalil Al Muzayen
Qual o papel que o cinema pode ter para um povo que sobrevive a constantes ataques e que luta para sobreviver em seu território? É possível que uma comunidade se territorialize por meio do cinema? Memórias podem emergir em meio a ruínas para recompor a imaginação e a esperança das pessoas? Essas são algumas das questões que serão debatidas com o convidado Khalil Al Muzayen, Diretor do Festival de Cinema de Gaza.
20.8, sáb, 19h30, CCBB-SP
 

Bate-papo com o Diretor Mourad Bouacif e Jawad El Boubsi
O diretor Mourad Bouacif e o ator Jawad El Boubsi estabelecerão uma conversa com o público após a exbição de seu filme “Homens de Argila”.
14.8, dom, 20h45, CineSesc
 

As múltiplas dimensões da obra de Khalil Gibran, com a presença de Jamil Iskandar
O professor Jamil Iskandar irá apresentar um panorama sobre as contribuições do pensamento do autor libanês Khalil Gibran a partir do filme “O profeta”, de Roger Allers.
25.8, qui, 20h30, Biblioteca Mário de Andrade
 

 

Exibição ao ar livre
A atividade consiste na primeira exibição ao ar livre da Mostra Mundo Árabe de Cinema com a trilogia futurista da diretora palestina Larissa Samsour.
23.8, ter, 19h, Casa das Rosas.