Blog

11ª Mostra Mundo Árabe de Cinema: Casa das Rosas terá exibição ao ar livre, na terça-feira, 23
Postado em 19/08/2016

A 11ª Mostra Mundo Árabe de Cinema traz, em sua décima primeira edição uma atividade inédita: uma exibição ao ar livre com a trilogia futurista da diretora palestina Larissa Sansour (composta pelos filmes: “Êxodo no Espaço” (foto), “Estado Nação e “No futuro, eles se alimentaram da mais sofisticada porcelana”) e o filme "Ondas 98". O evento ocorrerá na próxima terça-feira, 23, às 19h, na Casa das Rosas.  

A produção integra a “Sessão Imagem, Tempo e Memória”, que questiona o porquê da busca por imagens ainda fazer sentido em um mundo no qual elas parecem desvanecer em meio ao excesso de informações visuais. Mais do que nunca, precisamos ver e construir algum sentido naquilo que vemos. A sessão “Imagem, Tempo e Memória” agrupa uma seleção de filmes que abordam a busca pelas imagens como encontro com outras temporalidades. Os cineastas escavam as possibilidades de representação, como ato de produção de sentido, perante a fragmentação da vida contemporânea.

A 11ª Mostra Mundo Árabe é realizada pelo Instituto da Cultura Árabe, em parceria com o Ministério da Cultura, o Centro Cultural Banco do Brasil e o Serviço Social do Comércio - SESC, patrocínio do Banco do Brasil e copatrocínio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. A curadoria é de Geraldo Adriano Godoy de Campos.

Além da Casa das Rosas, a Mostra está em cartaz no CCBB-SP, Biblioteca Mário de Andrade e Centro Cultural São Paulo até 28 de agosto.

 

Trilogia Sci-Fi

“Êxodo no Espaço”

Palestina | 2009 | 5min - 12 anos

Gênero: Ficção Científica

Direção: Larissa Sansour

Idioma: Árabe com legendas em português

Elenco: Larissa Sansour

Trailer: https://vimeo.com/5199652

Sinopse:

O filme acompanha a própria diretora Larissa Sansour em uma jornada fantasmagórica através do universo, ecoando as temáticas de Stanley Kubrick no filme “2001: Uma Odisseia no Espaço”: evolução humana, progresso e tecnologia. Entretanto, em seu filme, Larissa Sansour explora a ideia de uma primeira Palestina no espaço e, em referência ao próprio desembarque na Lua de Armstrong, ela interpreta este teórico gesto de “ um pequeno passo para a Palestina, um grande salto para a humanidade”. Cada detalhe do filme oferece um ponto de vista desafiante e mágico do deslocamento palestino. Junto com “No futuro, eles se alimentaram da mais sofisticada porcelana” e “Estado-Nação”, compõe a trilogia Sci-Fi da diretora Larissa Sansour. Inédito no Brasil.

 

“Estado-Nação”

 Palestina | 2012 | 9min - 12 anos

Gênero: Ficção-Científica

Direção: Larissa Sansour

Idioma: Árabe com legendas em português

Elenco: Larissa Sansour

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=WnlvX7bSzBg

Sinopse:

Combinando um cenário digital, atores reais e trilha sonora árabe eletrônica, o filme aborda uma solução vertical para a questão palestina, quando o Estado Palestino surge na forma de um único arranha-céu, chamado Estado-Nação.

 

“No futuro, eles se alimentaram da mais sofisticada porcelana”

Palestina | 2015 | 27min - 12 anos

Gênero: Ficção Científica

Direção: Larissa Sansour

Idioma: Árabe com legendas em português

Trailer: https://vimeo.com/148158228

Sinopse:

O filme busca fazer a convergência entre ficção científica, arqueologia e política. Nesse contexto, um grupo de resistência narrativa constrói um depósito no subterrâneo de porcelana que pertenceria a uma civilização inteiramente ficcional. O objetivo deste grupo é influenciar a história e sustentar reivindicações futuras para suas terras que estão desaparecendo. Uma vez desencavadas, essas peças de porcelana provarão a existência deste falso povo. Através da criação do próprio mito e das provas que o evidenciariam, o grupo completa uma intervenção histórica, de fato criando uma nação. Junto com “Estado-Nação” e “Êxodo no espaço”, compõe a trilogia Sci-Fi da diretora Larissa Sansour. Inédito no Brasil. 

 

Sobre a diretora 

Nascida em Jerusalém, Larissa Sansour estudou em Copenhagen, Londres e Nova Iorque. Possui um trabalho interdisciplicar imerso no discurso político, utilizando vídeo, fotografia, instalações e esculturas. Já expôs em bienais de Instanbul, Busan e Liverpool, como também na Tate Modern, em Londres, e Centre Pompisou, em Paris.

 

Ondas 98

Líbano, Qatar | 2015 |15 minutos

Gênero: Animação

Direção: Ely Dagher

Idioma: Árabe com legendas em Português

Trailer: http://www.kinoforum.org.br/curtas/2015/filme/43814/ondas-98 

Sinopse

A história de Omar se desenvolve entre a Beirute do clima de recuperação pós-guerra nos anos 90 e o sentido de fragmentação contemporâneo. Crescer no subúrbio de Beirute significou para Omar passar sua adolescência vivendo nas margens, sem nunca ter visitado muitas partes da cidade segregada. Seu único alívio é o tempo que passa olhando para a cidade sentado no telhado da escolar. Até que, em um dia frio de inverno, Omar testemunha algo que o arrasta para o inesperado.

Sobre o diretor

Nascido em Beirute, no Líbano, em 1985. Formado com Mestrado em “New Media and Contemporary Art Studies” pelo Goldsmiths College, em Londres (2009). Possui formação em “Animação 2D e 3D” e Direção de arte/ilustração pela Academie Libanaise des Beaux-Arts (2007). Vencedor da Palma de Ouro em Cannes em 2015 como melhor filme Curta-Metragem.

 

Veja a programação completa em http://www.mundoarabe2016.icarabe.org/inicio

Página do Facebook: https://www.facebook.com/Mostra-Mundo-%C3%81rabe-de-Cinema-3290059739322...

 

Serviço:

Exibição ao ar livre – Trilogia futurista de Larissa Sansour

Quando: terça-feira, 23 de agosto, às 19h

Onde: Casa das Rosas - Av. Paulista, 37 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01311-000

Tel.: (11) 3285-6986

Entrada franca

 

11ª Mostra Mundo Árabe de Cinema
De 10 de agosto a 28 de agosto de 2016 | Realização Instituto da Cultura Árabe - ICArabe
© 2016. Mostra Mundo Árabe de Cinema. Todos os Direitos Reservados.