Blog

11ª Mostra Mundo Árabe de Cinema começa dia 10 de agosto em São Paulo
Postado em 02/08/2016

A 11ª Mostra Mundo Árabe de Cinema começará dia 10 de agosto, em São Paulo, com realização do Instituto da Cultura Árabe, do Centro Cultural Banco do Brasil e do SESC e co-patrocínio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. Evento consolidado no calendário cultural da cidade, a Mostra trará, como nos anos anteriores, vários destaques em sua programação, entre eles, o curta-metragem palestino “Ave Maria”, indicado ao Oscar este ano. “Nesta edição, o cinema palestino continua como um dos destaques. A Mostra contemplará também uma janela especial para exibição de filmes do gênero de animação realizados no Mundo Árabe. Bate-papos com convidados também fazem parte da programação”, ressalta o produtor executivo, André Albregard.

O filme “Ave Maria” (Palestina, França e Alemanha) retrata a vida cotidiana de uma pequena comunidade religiosa no meio do deserto da Cisjordânia,onde habitantes fizeram voto de silêncio. Suas vidas são transformadas pela chegada de uma família de colonos israelitas cujo carro colide contra o muro do convento (assista ao trailer aqui https://www.youtube.com/watch?v=4zkWieC8Z8w ).

Idealizada por Soraya Smaili e com curadoria de Geraldo Adriano Godoy de Campos, a Mostra vem se destacando ano a ano por apresentar uma programação de filmes contemporâneos com importante repercussão em festivais internacionais, que abordam a diversidade do mundo árabe em temas políticos, sociais e culturais dos países árabes, bem como sua relação com o Brasil e América Latina.

Geraldo Adriano Godoy de Campos explica que o eixo de curadoria em 2016 contemplará o tema do tempo e da busca pelas imagens, "em uma relação na qual o passado irrompe em instantes de forma intempestiva. "Esse olhar dos cineastas é essencial para a criatividade politica de que necessitamos atualmente", ressalta.

Consolidada no calendário cultural de São Paulo e referência como evento cinematográfico, a Mostra Mundo Árabe de Cinema consagrou-se como evento internacional, aproximando o público da produção cinematográfica do mundo árabe e de outros países que abordam a temática árabe, como produções europeias e latinas.

“A Mostra vem, ano a ano, contribuindo para dialogar com a sociedade brasileira e mostrar uma parte considerável da cultura árabe para esse público”, afirma sua idealizadora, Soraya Smaili.

A abertura será realizada no dia 10 de agosto, no Cinesesc-SP (Rua Augusta, 2075 | Cerqueira César, tel. 11.3087-0500), a partir das 20h. De 11 a 28 de agosto, a programação será exibida simultaneamente nos espaços Cinesesc-SP, Centro Cultural Bando do Brasil – CCBB-SP, Centro Cultural São Paulo e Biblioteca Mário de Andrade. A programação completa será divulgada em breve neste site, no site da Mostra e nas redes sociais.

 

11ª Mostra Mundo Árabe de Cinema
De 10 de agosto a 28 de agosto de 2016 | Realização Instituto da Cultura Árabe - ICArabe
© 2016. Mostra Mundo Árabe de Cinema. Todos os Direitos Reservados.